Canil Rancho Piorra

DICIONÁRIO


Encontre aqui a definição de alguns termos usados no meio Cinófilos.
Utilize nossa pesquisa por palavra-chave para encontrar o que precisa.


AD

É uma prova muito utilizada na Alemanha, que é feita com o cão em trote por 15 km, com um intervalo de 15 minutos na metade do percurso.É uma prova que visa medir a resistência física do animal, batimentos cardíacos e sua determinação.


BH

É uma prova básica de obediencia e que visa a medir a socialização do cão em locais públicos. O cão com BH, significa que é um cão sociável, com obediência básica e que é capaz de conviver tranquilamente entre pessoas e locais desconhecidos.


CH, GR, CH

Abreviação para títulos de estrutura. CH = Campeão, Gr CH = Grande Campeão, Ch Int = Campeão Internacional, Ch Pan = Campeão Panamericano.


HD e ED

Termo usado para medir o grau de displasia coxofemoral e de cotovelo.
HD e ED – ou Free, significa que o cão é livre de displasia; + -, significa que o cão é "quase isento" da displasia; HD e ED +, significa que o cão tem uma displasia Leve e só é permito o acasalamento com um cão que seja HD e ED -; HD ++ , significa que o cão já tem uma displasia severa e não é permitido o acasalamento.


Imbreeding- Linebreeding e Outcross

São termos usados pelos criadores para separar cada tipo de consangüinidade entre um acasalamento. Um acasalamento com parentesco muito próximo, como por exemplo, entre Pai e filha, meio irmãos, dá-se o nome de Imbreeding. Já entre acasalamentos não tão próximos, como Tio x Sobrinho, Avô x Neto, dá-se o nome de Linebreeding. E entre acasalamentos entre duas linhagens de sangue distintas, sem nenhum parentesco entre as gerações, dá-se o nome de OutCross.


V1, SG1, G

São as classificações utilizadas nas exposições especializadas de Rottweiler. V é a classificação máxima que significa Excelente, seguido do SG, que significa Muito Bom, e depois G , que é a classificação Bom. Os números que seguem as letras são a classificação do cão, seja em 1º, 2º e 3º, assim por diante.


VPG, SCH, IPO

As provas de trabalho servem para avaliar a capacidade que o cão tem de aprendizado, bem como seu espírito de luta. A prova de cão de proteção (em alemão, schutzen = proteger), uma espécie de anjo da guarda da família sobre quatro patas (ou em alemão Schutzengel = anjo da guarda), ou, melhor ainda, o cão da guarda da família (der Schutzhund, Hund = cão). Surgia, em 1906, o primeiro regulamento do Schutzhund, espécie de triatlon canino, envolvendo Faro, Obediência e Proteção, na qual o cão só é aprovado se apresentar desempenho suficiente nas três seções. (STEPHANITZ, 1974). A pontuação máxima é de 100 pontos em cada seção, sendo que para ser aprovado o cão deve fazer no mínimo 70 pontos.

O schutzhund foi rápida e amplamente aceito, servindo até hoje como critério de seleção para as raças de trabalho, originando e influenciando diversas formas de competições militares, policiais e profissionais. (STEPHANITZ, 1974).


ZTP

O termo ZTP vem da expressão "Zuchttauglichkeitsprüfung" e significa "Prova de Aptidão à Reprodução". O seu objetivo é selecionar e classificar os exemplares aptos, em termos morfológicos e de temperamento, a serem utilizados na reprodução.
Na primeira parte da prova o cão é medido, pesado e tem avaliados a sua aparência geral, ossatura, cabeça, olhos, cor dos olhos, pálpebras, bochechas, zigomático, stop, focinho, nariz, lábios, ângulo da boca, gengivas, fechamento dos lábios, tamanho, inserção e postura das orelhas, pescoço, garganta, ante-peito, ombros, cotovelos, membros anteriores, metacarpos, angulação da frente, patas, dorso, garupa, cauda, flanco, musculatura, tornozelos, angulação traseira, membros posteriores, pêlo e sub-pêlo, marcações e movimentação. Nessa fase são avaliados também o comportamento (medroso; tímido ou assustado; inseguro; desconfiado; amistoso; frio - distante; dominante; descontrolado) e o temperamento (passivo; calmo; ativo; muito ativo).

Na segunda parte é testada a sensibilidade a tiro e barulho em ambiente calmo, o comportamento frente a pessoas pacíficas e avaliados o caráter e os impulsos através de exercícios que incluem revistar esconderijos, vigiar e latir, impedir a fuga do figurante, defesa de ataque na fase de vigilância e ataque ao cão à distância quando este deve defender-se sem vacilar. Fonte: Diretoria de Adestramento APRO.


Canil Rancho Piorra
Logo PagSeguro
Canil Rancho Piorra © 2019 - Todos os direitos reservados
Designed by: TH-PROJECT